O que você pode fazer com um computador conectado

A maioria dos instrumentos musicais digitais é compatível com MIDI (Musical Instrument Digital Interface, Interface digital de instrumento musical). Com essa tecnologia, o instrumento pode se comunicar com um computador conectado ao transmitir/receber dados MIDI, incluindo informações de apresentação no teclado e dados de reprodução de música.

Alguns modelos também podem transmitir dados de áudio, embora os dados compatíveis sejam diferentes, dependendo do instrumento específico. Consulte a coluna "Formatos de dados compatíveis para transferência" em "Modelos e funções de destino" ou o manual do proprietário fornecido com o seu instrumento.

 OBSERVAÇÃO

     Para obter detalhes sobre MIDI, consulte “MIDI Basics" no site a seguir. https://download.yamaha.com/

Depois de selecionar seu país e clicar em "Biblioteca de manuais" na página "Suporte", selecione o idioma desejado e, em seguida, digite “MIDI Basics" na caixa de pesquisa.

Reprodução de músicas (arquivos MIDI, arquivos de dados de áudio) em um computador com o instrumento

Reprodução de arquivos MIDI: Você pode reproduzir arquivos de música MIDI em um computador usando os sons de voz do instrumento com aplicativos de reprodução de arquivos MIDI.

Reprodução de arquivos de dados de áudio: Você pode reproduzir arquivos de dados de música de áudio por meio dos alto-falantes embutidos deste instrumento com aplicativos de reprodução de áudio.

Como gravar sua apresentação no teclado como dados da MIDI em um computador

Sua apresentação no teclado pode ser gravada como eventos MIDI no software de música em um computador. Dependendo do aplicativo, os dados gravados podem ser editados de várias maneiras e até mesmo convertidos em notação.

Como gravar sua apresentação no teclado como dados de áudio em um computador

Sua apresentação no teclado pode ser gravada como dados de áudio em um computador com um aplicativo ou hardware DAW (Digital Audio Workstation, estação de trabalho digital). Dependendo do aplicativo em particular, os dados gravados podem ser editados de várias maneiras.

Transferência de arquivos de dados, incluindo arquivos de música, arquivos de estilo e arquivo de backup

Os dados de música do usuário gravados no instrumento podem ser transferidos para um computador e salvos como um arquivo, enquanto os dados de música (arquivos MIDI) obtidos por meio da Internet podem ser transferidos e armazenados no instrumento, para futuras práticas de audição ou teclado. Dependendo do instrumento que você estiver usando, o Musicsoft Downloader (grátis) será necessário para transferir arquivos. Consulte a coluna "Método de transferência de arquivos" em "Modelos e funções de destino".

 OBSERVAÇÃO

     O Musicsoft Downloader só é compatível com sistemas operacionais Windows e não com Mac.