Seção do mecanismo de mixagem do canal de entrada

Essa seção descreve a seção do mecanismo de mixagem para os canais de entrada.

a

Entrada A/B

Alterna entre duas fontes A e B que estão conectadas ao canal de entrada. Você pode usar das seguintes maneiras:

  • Faça o patch de um circuito de backup com antecedência para seleção rápida em caso de emergência.
  • Alterne rapidamente as fontes de entrada dependendo da performance ou cena.

b

Verificação de som virtual

Alterna todas as entradas de estágio (I/O) e reprodução de DAW em uma única operação.

c

Filtro

  • HPF
  • A inclinação do filtro passa-altas pode ser especificada como -6 dB/oct, -12 dB/oct, -18 dB/oct e -24 dB/oct.
  • LPF
  • A inclinação do filtro passa-baixas pode ser especificada como -6 dB/oct ou -12 dB/oct.

d

EQ

É um EQ paramétrico de quatro bandas.

  • 4 BAND PEQ
  • Os seguintes tipos de EQ podem ser selecionados: PRECISE, AGGRESSIVE, SMOOTH ou LEGACY. Dois conjuntos de configurações de parâmetros de EQ (A e B) podem ser salvos para comparação adequada. O parâmetro FREQUENCY de cada banda costuma ser definido em etapas de oitava de 1/12, mas, se você precisar de um ajuste mais preciso, poderá configurá-lo em etapas de oitava de 1/24. As duas bandas LOW e HIGH podem ser alteradas para L SHELF (realce de graves) e H SHELF (realce de agudos), respectivamente.

Os tipos de EQ disponíveis incluem:

PRECISE

Esse EQ busca a máxima precisão e controlabilidade. Permite ajustar o ponto alvo com precisão e satisfaz com flexibilidade vários requisitos para produção de som. Os filtros Low/High Shelving apresentam um parâmetro “Q”, que permite ajustar as características do joelho.

AGGRESSIVE

Esse EQ é musical e eficaz.

Permite que você adicione um toque criativo e poderoso e serve como uma ferramenta poderosa para expressão artística.

SMOOTH

Esse EQ concentra-se em qualidades de som suaves.

Contribui para um som natural sem alterar a atmosfera do original.

LEGACY

É um EQ padrão que foi equipado com muitos mixers digitais legados da Yamaha, como PM1D e PM5D.

e

DYNAMICS

São fornecidos dois módulos de processador dinâmico: Dynamics 1 e Dynamics 2. Para cada módulo, você pode atribuir um dos seis tipos de função, como GATE ou COMP. São fornecidos dois tipos de compressor: LEGACY COMP e COMP 260. Dois conjuntos de configurações de parâmetros dinâmicos (A e B) podem ser salvos para a comparação adequada.

Os tipos de dinâmica disponíveis incluem:

LEGACY COMP

É um compressor padrão que foi equipado com muitos mixers digitais legados da Yamaha, como PM1D e PM5D.

COMP 260

É um compressor do tipo analógico baseado na tecnologia VCM (Virtual Circuitry Modeling) da Yamaha. Emula as características dos compressores e limitadores de meados da década de 1970, que hoje são um padrão para reforço de som ao vivo. Esse compressor modelou fielmente o circuito VCA (Voltage-Controlled Amplifier) e o circuito de detecção RMS (Root Mean Square). A curva de compressão (Joelho) pode ser definida como Hard, Medium ou Soft. Embora os tempos de ataque/liberação também possam ser ajustados, as configurações predefinidas reproduzem a resposta fixa da unidade original que está sendo modelada. Desenvolvidos sob a supervisão dos principais engenheiros da SR, os efeitos dos parâmetros foram otimizados para reforço de som ao vivo.

GATE

Esse tipo de dinâmica reduz a saída em um valor fixo (RANGE) quando um sinal menor que o nível THRESHOLD é recebido.

DE-ESSER

Esse tipo de dinâmica detecta apenas as sibilantes e outras consoantes de alta frequência do vocal e comprime sua largura de banda.

EXPANDER

Esse tipo de dinâmica reduz a saída em uma proporção fixa (RATIO) quando um sinal menor que o nível THRESHOLD é recebido.

DUCKING

Esse tipo de dinâmica reduz a saída em um valor fixo (RANGE) quando um sinal maior que o nível THRESHOLD é recebido. É eficaz para diminuir o nível de volume da música de fundo usando o sinal KEY IN SOURCE.

FET LIMITER *1

Modela um compressor/limitador FET usado por padrão em estúdios. Como THRESHOLD é fixado internamente, a quantidade de compactação aplicada é ajustada por meio do nível INPUT.

DIODE BRIDGE COMP *1

Modela um compressor que usa uma ponte de diodos.

*1 Não pode ser selecionado para o canal de entrada Dynamics 1.

・ KEY IN SOURCE

Seleciona a fonte de entrada de inserção. Além de SELF, a entrada de inserção também pode ser selecionada diretamente em outro canal ou patch de entrada.

f

INSERT

São fornecidas duas inserções: Insert 1 e Insert 2. Em cada inserção, você pode inserir até quatro plug-ins/GEQ/PEQ/dispositivos externos (por meio dos conectores de E/S). Cada ponto de inserção pode ser selecionado independentemente para INSERT 1 e INSERT 2.

g

DELAY

Até 1000 ms de atraso são fornecidos em cada canal. Você pode selecionar livremente o ponto de inserção do atraso. Você pode selecionar a unidade de tempo de atraso entre as seguintes: metro, pés, amostra, ms, quadro, dependendo da sua aplicação.

h

DIRECT OUT

  • DIRECT OUT POINT
  • Para cada canal, vários pontos podem ser selecionados como sinal de saída para saída direta.
  • DIRECT OUT LEVEL
  • Para cada canal, define o nível de saída da saída direta.
  • FOLLOW
  • Essa função permite que o sinal de saída direta “siga” as configurações dos parâmetros do canal (FADER/ON/DCA), independentemente do ponto de saída direta. Por exemplo, se você deseja rotear um sinal imediatamente após o HA para a saída direta para gravação, você pode fazer com que o sinal de saída direta siga a configuração do canal OFF para evitar possível ruído causado pela conexão ou desconexão de cabos ou pela ativação da alimentação phantom ou desligado.

i

INPUT TO MIX/INPUT TO MATRIX

Um sinal pode ser enviado do canal de entrada para os barramentos MIX 1 – 72. Além das emissões MIX convencionais, também há emissões diretas para os barramentos MATRIX 1 – 36; portanto, você pode usá-las em conjunto como até 108 barramentos de mixagem.

  • Send Point
  • Permite selecionar com flexibilidade o ponto de emissão para cada canal. Você pode definir o ponto de emissão selecionado aqui como PRE ou POST usando o botão PRE. Você pode selecionar cada ponto de emissão na tela BUS SETUP.

PRE

POST

PRE FILTER

POST FADER

PRE EQ

POST ON

PRE DYN1

PRE DYN2

PRE FADER

j

PAN LINK

Com essa configuração, o sinal enviado de um canal de entrada para o barramento MIX/MATRIX pode ser feito para seguir o PAN da emissão do barramento STEREO, independentemente do ponto de emissão.

k

FOLLOW

Com essa configuração, o sinal enviado de um canal de entrada para o barramento MIX/MATRIX pode ser feito para “seguir” as configurações FADER/ON/DCA do canal, independentemente do ponto de emissão. Por exemplo, você pode definir se um sinal de monitoramento PRE FADER seguirá ou não a configuração ON/OFF para a emissão do barramento STEREO.

Configuração de emparelhamento

Canais adjacentes podem ser emparelhados e usados como um módulo estéreo. Canais de números ímpares/pares ou canais de números pares/ímpares podem ser especificados como uma combinação. Para canais de entrada simples (mono), o nível da panorâmica é nominal no centro e +3 dB à esquerda ou à direita. Se os canais estiverem emparelhados, a resposta de nível do seu equilíbrio será nominal no centro e +3 dB na extremidade esquerda ou direita.

Biblioteca

A “INPUT CHANNEL LIBRARY” permite armazenar e recuperar vários parâmetros do canal de entrada.