Sobre Dante

■ Visão geral de Dante
O DME7 transmite sinais de áudio digital usando o protocolo Dante. Dante é um protocolo de áudio de rede desenvolvido pela Audinate. Em um ambiente de rede compatível com Gigabit Ethernet, o Dante tem a vantagem de poder transmitir vários sinais de áudio com diferentes freqüências de amostragem/taxas de bits, bem como sinais de controle de dispositivos dentro da mesma rede.

Para obter detalhes sobre Dante, consulte o site da Audinate.
http://www.audinate.com/
Além disso, várias informações sobre Dante podem ser encontradas no site da Yamaha Pro Áudio.
https://www.yamahaproaudio.com/

note OBSERVAÇÃO

  • Com uma rede Dante, não use a função EEE* do interruptor de rede.
    A função EEE pode deteriorar o desempenho da sincronização do relógio e interromper o áudio.
    Portanto, observe o seguinte.

    • Ao usar interruptores gerenciáveis, desligue a função EEE em todas as portas usadas para Dante. Não use um interruptor que não permita que a função EEE seja desligada.

    • Ao usar interruptores não gerenciados, não use interruptores que suportem a função EEE. Em tais interruptores, a função EEE não pode ser desativada.

      • EEE (função Ethernet com eficiência energética): Tecnologia que reduz o consumo de energia dos dispositivos Ethernet em períodos de baixo tráfego na rede; também conhecido como Green Ethernet ou IEEE802.3az

Sobre a conexão

Existem dois métodos para conectar este modelo a uma rede Dante e eles podem ser usados em combinação.

conexão redundante

Uma conexão redundante permite construir um sistema mais resistente a falhas de rede do que uma rede em cadeia. Uma conexão redundante consiste em dois circuitos, um circuito primário (principal) e um circuito secundário (sub). A comunicação normalmente ocorre no circuito primário, mas muda automaticamente para o circuito secundário se ocorrer um problema, como a desconexão do circuito primário.

connections DME7 redundant

note OBSERVAÇÃO

  • Se você deseja executar a rede de áudio Dante e a rede da ProVisionaire Design no mesmo computador, conecte-os usando placas de interface de rede separadas.

Conexão em série

Uma conexão em série é um método de conexão em que os dispositivos são amarrados juntos. Construir tal rede é simples e o número de comutadores de rede pode ser reduzido.
À medida que mais dispositivos são conectados, o atraso de transmissão aumenta entre os dispositivos mais distantes, exigindo que a configuração de latência seja aumentada para evitar interrupções de som na rede Dante. Além disso, se ocorrer uma falha no sistema devido a um cabo rompido, etc., a rede será interrompida naquele ponto, impossibilitando a transmissão com dispositivos além desse ponto.

Com a latência definida como padrão (1,0 ms), até dez dispositivos Dante podem ser conectados em uma conexão em série. Se onze ou mais dispositivos estiverem conectados, o atraso de comunicação dentro da rede aumentará, possivelmente causando interrupções no som. Para evitar isso, aumente a configuração de latência do Dante ou use um interruptor L2 (compatível com Gigabit Ethernet) para dividir a rede.

note OBSERVAÇÃO

  • Não conecte mais de uma porta ao mesmo interruptor externo, pois isso criaria um loop de rede.

connections DME7 daisy

A configuração de latência apropriada para sinais enviados e recebidos por uma rede de áudio Dante difere dependendo do método de conexão e da escala. A seguir está uma explicação de como selecionar a configuração [Latency] com base nas conexões entre os dispositivos compatíveis com Dante e o DME7.

■ Relação entre latência e contagem de saltos
A configuração [Latency] para a rede de áudio Dante depende da contagem de saltos nessa rede.
A contagem de saltos é o número de comutadores entre as conexões mais distantes dos dispositivos Dante. Um interruptor é embutido não apenas em cada hub de comutação, mas também em cada DME7 e dispositivo de E/S. A contagem de saltos fornece uma diretriz para especificar a configuração de [Latency].
As configurações típicas de [Latency] para várias contagens de salto são mostradas abaixo.

Contagem de saltos Latency
(ms)

Até 3

0.25

Até 5

0.5

Até 10

1.0

Até 20

2.0

21 ou mais
(ou se ocorrerem problemas)

5.0