Glossário de formatos de decodificação de áudio

Este é um glossário dos termos técnicos relacionados aos formatos de decodificação de áudio usados neste manual.

Dolby Atmos

Introduzido primeiro no cinema, o Dolby Atmos trouxe um sentido revolucionário de dimensão e imersão para a experiência de Home Theater. O Dolby Atmos é um formato baseado em objetos adaptáveis e escaláveis que reproduz o áudio como sons (ou objetos) independentes, que podem ser posicionados e movidos dinamicamente através do espaço de audição tridimensional durante a reprodução. Um ingrediente chave do Dolby Atmos é a introdução de um plano de altura de som acima do ouvinte.

Dolby Atmos Stream

O conteúdo Dolby Atmos é entregue ao seu receiver AV com capacidade de Dolby Atmos via Dolby Digital Plus ou Dolby TrueHD em um disco Blu-ray, arquivos baixáveis e mídia de transmissão. Uma transmissão Dolby Atmos contém metadados especiais que descrevem o posicionamento dos sons dentro da sala. Estes dados de áudio baseado em objetos são decodificados por um receiver AV Dolby Atmos e escalados para uma reprodução ótima através de sistemas de alto-falantes Home Theater de todos os tamanhos e configurações.

Dolby Digital

O Dolby Digital é um formato de áudio digital comprimido desenvolvido pela Dolby Laboratories, Inc., que suporta áudio de 5.1 canais. Esta tecnologia é usada para o áudio na maioria dos discos DVD.

Dolby Digital Plus

O Dolby Digital Plus é um formato de áudio digital comprimido desenvolvido pela Dolby Laboratories, Inc., que suporta áudio de 7.1 canais. O Dolby Digital Plus permanece totalmente compatível com os sistemas de áudio multicanal existentes que suportam o Dolby Digital. Esta tecnologia é usada para serviços de transmissão de áudio na internet e o áudio em um BD (disco Blu-ray).

Alto-falante habilitado para Dolby

Uma alternativa conveniente para os alto-falantes embutidos no teto, os produtos que usam a tecnologia de alto-falantes Dolby empregam o teto acima do ouvinte como uma superfície reflexiva para reproduzir o áudio no plano de altura acima do ouvinte. Os alto-falantes habilitados para Dolby apresentam um driver singular com acionamento para cima e um processamento especial dos sinais que pode ser integrado em um alto-falante convencional, ou em um módulo de alto-falante autônomo, causando um mínimo impacto na área de cobertura do sistema global de alto-falantes, ao mesmo tempo que proporciona uma experiência de audição envolvente durante a reprodução de Dolby Atmos e Dolby Surround.

Dolby Surround

O Dolby Surround é uma tecnologia surround da próxima geração, que mistura de maneira inteligente o som estéreo em conteúdos de 5.1 e 7.1 canais para reprodução através de um sistema de alto-falantes surround. O Dolby Surround é compatível com disposições de alto-falantes tradicionais, bem como com sistemas de reprodução habilitados para Dolby Atmos, que empregam alto-falantes no teto ou produtos com tecnologia de alto-falantes Dolby.

Dolby TrueHD

O Dolby TrueHD é um formato de áudio avançado sem perdas desenvolvido pela Dolby Laboratories, Inc., para oferecer uma experiência de cinema em casa com a qualidade de um som de estúdio de gravação. O Dolby TrueHD pode carregar até oito canais de áudio de 96 kHz/24 bits (até seis canais de áudio de 192 kHz/24 bits) simultaneamente. Esta tecnologia é usada para o áudio em discos BD (discos Blu-ray).

DTS 96/24

O DTS 96/24 é um formato de áudio digital comprimido que suporta o áudio de 5.1 canais e de 96 kHz/24 bits. Este formato permanece totalmente compatível com os sistemas de áudio multicanal existentes que suportam o DTS Digital Surround. Esta tecnologia é usada para DVDs de música, etc.

DTS Dialog Control

O DTS Dialog Control permite que você acentue os diálogos. Isso pode ser útil em ambientes barulhentos para deixar os diálogos mais inteligíveis. Pessoas com deficiência auditiva também podem beneficiar-se. Repare que o criador de um conteúdo pode desativar o uso desta função no mixing e, portanto, nem sempre o DTS Dialog Control pode estar disponível. Repare que atualizações do seu receiver AV podem acrescentar mais funcionalidade ao DTS Dialog Control ou aumentar o alcance da função.

DTS Digital Surround

O DTS Digital Surround é um formato de áudio digital comprimido desenvolvido pela DTS, Inc., que suporta o áudio de 5.1 canais. Esta tecnologia é usada para o áudio na maioria dos discos DVD.

DTS-ES

O DTS-ES cria um áudio com um total de 6.1 canais a partir de fontes com 5.1 canais que são gravadas com DTS-ES. Este decodificador adiciona um som surround traseiro ao som original de 5.1 canais. No formato DTS-ES Matrix 6.1, um som surround traseiro é gravado nos canais surround, enquanto no formato DTS-ES Discrete 6.1, um canal surround traseiro discreto é gravado.

DTS Express

O DTS Express é um formato de áudio digital comprimido que suporta o áudio de 5.1 canais e permite uma taxa de compressão maior do que a do formato DTS Digital Surround desenvolvido pela DTS, Inc. Esta tecnologia foi desenvolvida para serviços de transmissão de áudio na internet e para o áudio secundário de discos BD (discos Blu-ray).

DTS-HD High Resolution Audio

O DTS-HD High Resolution Audio é um formato de áudio digital comprimido desenvolvido pela DTS, Inc., que suporta o áudio de 7.1 canais e de 96 kHz/24 bits. O DTS-HD High Resolution Audio permanece totalmente compatível com os sistemas de áudio multicanal existentes que suportam o DTS Digital Surround. Esta tecnologia é usada para o áudio na maioria dos discos BD (discos Blu-ray).

DTS-HD Master Audio

O DTS-HD Master Audio é um formato de áudio avançado sem perdas desenvolvido pela DTS, Inc. para oferecer uma experiência de cinema em casa com a qualidade do som de um estúdio de gravação. O DTS-HD Master Audio pode manusear até oito canais de áudio de 96 kHz/24 bits (até seis canais de 192 kHz/24 bits) simultaneamente. Esta tecnologia é usada para o áudio em discos BD (discos Blu-ray).

DTS Neo:6

O DTS Neo:6 permite a reprodução de 6 canais de fontes de 2 canais. Há dois modos disponíveis: “modo Music” para fontes de música e “modo Cinema” para fontes de filme. Esta tecnologia oferece canais discretos com largura de banda total de som surround.

DTS:X

O DTS:X é uma tecnologia de áudio multidimensional baseado em objetos da próxima geração do DTS. Sem restrições de canais, o DTS:X transmite o movimento fluido do som para criar um som incrivelmente rico, realístico e envolvente no ambiente - na frente, atrás, ao lado e acima da posição de audição - com mais precisão do que nunca. O DTS:X oferece a habilidade de adaptar o áudio automaticamente à disposição dos alto-falantes que melhor se ajuste ao espaço, desde alto-falantes integrados em uma TV até um sistema de home theater surround com uma dúzia ou mais de alto-falantes como em uma sala de cinema comercial. Envolva-se você mesmo em www.dts.com/dtsx

DSD (Direct Stream Digital)

A tecnologia DSD (Direct Stream Digital) armazena sinais de áudio em mídia de armazenamento digital, como SACD (Super Audio CD). Os sinais são armazenados a uma taxa de amostragem de alta frequência (como 11,2 MHz). A resposta de frequência mais alta é igual ou superior a 100 kHz, com uma gama dinâmica de 120 dB. Esta tecnologia oferece melhor qualidade de áudio do que a usada em CDs.

FLAC

O FLAC é um formato de arquivo para compressão de dados de áudio sem perdas. O FLAC é inferior aos formatos de áudio comprimido com perdas na taxa de compressão, mas proporciona uma qualidade de áudio mais alta.

MP3

Um formato de áudio digital comprimido usado pela MPEG. Com tecnologias psicoacústicas, este método de compressão consegue alcançar uma alta taxa de compressão. Supostamente, ele é capaz de comprimir uma quantidade de dados em aproximadamente 1/10, mantendo um determinado nível de qualidade de áudio.

MPEG-4 AAC

Uma norma de áudio MPEG-4. Ela é usada para telefones celulares, players de áudio portáteis e serviços de transmissão de áudio na internet, porque ela permite uma alta taxa de compressão de dados ao mesmo tempo que mantém uma melhor qualidade de áudio do que MP3.

Neural:X

O Neural:X é a tecnologia de downmixing/upmixing e de remapeamento espacial mais recente do DTS. Ela se encontra integrada no DTS:X para fornecer upmix de dados codificados e não codificados (PCM) com Neural:X. No DTS:X para receivers AV e Barras de Som, o Neural:X pode produzir até 11.x canais.

PCM (Pulse Code Modulation)

O PCM é um formato de sinais sob o qual um sinal de áudio analógico é digitalizado, gravado e transmitido. Esta tecnologia é a base de todos os outros formatos de áudio. Esta tecnologia é usada como um formato de áudio sem perdas denominado Linear PCM para áudio em uma grande variedade de mídias, incluindo CDs.

Frequência de amostragem/Bit de quantização

A frequência de amostragem e os bits de quantização indicam a quantidade de informações quando um sinal de áudio analógico é digitalizado. Estes valores são indicados como mostrado no seguintes exemplo: “48 kHz/24-bit”.

  • Frequência de amostragem
    A frequência de amostragem (o número de vezes que o sinal é amostrado por segundo) é chamada de taxa de amostragem. Se a frequência de amostragem for mais alta, a faixa de frequências que pode ser reproduzida fica mais ampla.
  • Bit de quantização
    O número de bits de quantização indica o grau de precisão ao converter o nível sonoro para um valor numérico. Se o número de bits de quantização for mais alto, a expressão do nível sonoro será mais precisa.

WAV

O formato de arquivo de áudio padrão de Windows, que define o método de gravar dados digitais obtidos pela conversão de sinais de áudio. Por padrão, o método PCM (sem compressão) é usado, mas você também pode usar outros métodos de compressão.

WMA (Windows Media Audio)

Um dos formatos de áudio digital comprimido desenvolvidos pela Microsoft Corporation. Com tecnologias psicoacústicas, este método de compressão consegue alcançar uma alta taxa de compressão. Supostamente, ele é capaz de comprimir uma quantidade de dados em aproximadamente 1/20, mantendo um determinado nível de qualidade de áudio.