Tela DYNAMICS

Permite que todos os parâmetros de dinâmica sejam exibidos e editados. Isso será conveniente quando você quiser definir configurações detalhadas da dinâmica para um canal específico.

a

Botão Expand/collapse

Expande ou recolhe a tela.

b

Botão Bank

Permite alternar entre A e B como o destino do armazenamento para os parâmetros de dinâmica.

c

Botão Type

Alterna o tipo de dinâmica entre LEGACY COMP, COMP260, GATE, DE-ESSER, EXPANDER, DUCKING, FET Limiter (somente canal de entrada DYN2 e canal de saída DYN1) e Diode Bridge Comp (somente DYN2 do canal de entrada e canal de saída DYN1).

d

Botão Multi Ch View

Abre a tela Multi Ch View.

e

Botão Dynamics ON/OFF

Ativa/desativa a dinâmica.

f

Botão History

Quando esse botão for pressionado, os últimos 10 segundos de histórico do gráfico de dinâmica serão exibidos.

g

Campo Key In Filter (essa área não será exibida se o tipo de dinâmica for De-Esser, FET Limiter ou Diode Bridge Comp.)

Essa função define as configurações de filtro para a entrada KEY-IN.

  • Botão de seleção do filtro
  • Selecione o tipo de filtro entre HPF, BPF ou LPF. Pressione um botão que esteja ativado para desativar o filtro.
  • Q
  • Exibe a configuração do filtro Q. Quando a tela é pressionada para selecionar, o valor pode ser alterado deslizando vertical ou horizontalmente ou usando o botão giratório [TOUCH AND TURN].
  • FREQUENCY (frequência)
  • Exibe a configuração da frequência de corte do filtro. Quando a tela é pressionada para selecionar, o valor pode ser alterado deslizando vertical ou horizontalmente ou usando o botão giratório [TOUCH AND TURN].

h

Gráfico dinâmico

Exibe as características de entrada/saída dos processadores dinâmicos.

i

Mix Balance

O equilíbrio com o sinal de entrada pode ser ajustado.

j

Medidores de nível Dynamics IN/OUT, medidor GR

Esses medidores exibem o nível de pico dos sinais antes ou depois do processamento da dinâmica, e a quantidade de redução de ganho. No caso de um canal estéreo, esses medidores exibem o nível dos canais L e R.

k

Botão LIBRARY

Pressione esse botão para exibir a tela CH LIBRARY.

l

Botão COPY

Copia as configurações dos parâmetros de dinâmica armazenados no banco (selecionados por meio dos botões de alternância A/B) para a memória buffer.

m

Botão PASTE

Pressione esse botão para colar as configurações que foram copiadas na memória buffer na dinâmica do banco atualmente selecionado. Se dados válidos não foram copiados para a memória buffer, não será possível colar.

n

Botão COMPARE (comparar)

Pressione esse botão para alternar e comparar as configurações armazenadas na memória buffer e as configurações selecionadas no momento. Se dados válidos não forem armazenados na memória buffer, a comparação não será possível.

o

Botão DEFAULT (padrão)

Pressione esse botão para redefinir todos os parâmetros de dinâmica como os valores iniciais.

p

Botão KEY IN CUE

Esse botão monitora o sinal selecionado como KEY IN SOURCE. O CUE será cancelado quando você mudar para outra tela.

OBSERVAÇÃO

  • Mesmo que o modo Cue esteja definido como MIX CUE (o modo no qual todos os canais cuja tecla [CUE] está ativada são mixados para monitoração), ativar o botão KEY IN CUE fará com que apenas o sinal do canal correspondente seja monitorado. Todas as teclas [CUE] que haviam sido ativadas naquela ocasião serão canceladas de forma forçada.

q

Botão de seleção KEY IN SOURCE

Permite selecionar uma das seguintes opções como o sinal de entrada que acionará o processamento da dinâmica.

  • Self ..............Sinal do mesmo canal.
  • Other Pre DYN1 ...........Sinais Pré-DYN1 em outros canais (selecionados em um grupo de 24 canais cada). (somente Input Ch DYN1)
  • Other Pre Proc ..........Sinais Pre-Proc em outros canais (selecionados em um grupo de 24 canais cada). (somente Input Ch DYN2)
  • MX Out ...........Sinal de saída do canal MIX.
  • EXT IN 1-4 ...........Sinal selecionado como EXT IN 1-4.

r

Botão Type

Selecione o tipo de dinâmica a seguir.

  • Legacy Comp .............. É um compressor padrão que foi equipado com muitos mixers digitais lendários da Yamaha, como PM1D e PM5D.
  • Comp 260 ...........Esse é o compressor de tipo analógico criado com a tecnologia VCM exclusiva da Yamaha (Modelagem do circuito virtual). A configuração da curva de compressão (Knee) pode ser selecionada entre 6 níveis: Hard/Soft-1/Soft-2/Soft-3/Soft-4/Soft-5. Embora os tempos de liberação/ataque também possam ser ajustados, as configurações predefinidas reproduzem as características fixas da unidade original reproduzida.
  • Gate ..........Esse tipo de dinâmica reduz a saída segundo um valor fixo (Range) quando um sinal menor do que o nível de limite é atingido na entrada.
  • De-Esser ...........Esse tipo de dinâmica detecta apenas a sibilância e outras consoantes de alta frequência do vocal, além de comprimir a largura de banda.
  • Expander ........... Esse tipo de dinâmica reduz a saída segundo uma taxa fixa quando um sinal menor do que o nível de limite é atingido na entrada.
  • Ducking ........... Esse tipo de dinâmica reduz a saída segundo um valor fixo (Range) quando um sinal maior do que o nível de limite é atingido na entrada. Ele entra em vigor caso você queira diminuir o nível do volume da música em segundo plano usando o sinal Key In Source.
  • FET Limiter ........... É um modelo de compressor/limiter de FET normalmente usado em estúdios. Como THRESHOLD é fixado internamente, o grau de compressão é ajustado definindo-se o nível de INPUT. (somente DYN2 do canal de entrada e DYN1 do canal de saída)
  • Diode Bridge Comp ........... Modelagem de compressor usando Diode Bridge. (Somente DYN2 de canal de entrada e DYN1 de canal de saída)

s

Configurações dos parâmetros de dinâmica

Mostra os valores dos parâmetros de dinâmica. Elas podem ser ajustadas usando-se o encoder de tela. O tipo de parâmetros variará dependendo do tipo de processador dinâmico atualmente selecionado.