Glossário de formatos de decodificação de áudio

Este é um glossário dos termos técnicos relacionados aos formatos de decodificação de áudio usados neste manual.

Dolby Digital

O Dolby Digital é um formato de áudio digital comprimido desenvolvido pela Dolby Laboratories, Inc., que suporta áudio de 5.1 canais. Esta tecnologia é usada para o áudio na maioria dos discos DVD.

Dolby Digital Plus

O Dolby Digital Plus é um formato de áudio digital comprimido desenvolvido pela Dolby Laboratories, Inc., que suporta áudio de 7.1 canais. O Dolby Digital Plus permanece totalmente compatível com os sistemas de áudio multicanal existentes que suportam o Dolby Digital. Esta tecnologia é usada para serviços de transmissão de áudio na internet e o áudio em um BD (disco Blu-ray).

Dolby Pro Logic II

O Dolby Pro Logic II permite a reprodução de 5 canais de fontes de 2 canais. Há três modos disponíveis: “modo Music” para fontes de música, “modo Movie” para fontes de filme, e “modo Game” para fontes de jogo.

Dolby TrueHD

O Dolby TrueHD é um formato de áudio avançado sem perdas desenvolvido pela Dolby Laboratories, Inc., para oferecer uma experiência de cinema em casa com a qualidade de um som de estúdio de gravação. O Dolby TrueHD pode carregar até oito canais de áudio de 96 kHz/24 bits (até seis canais de áudio de 192 kHz/24 bits) simultaneamente. Esta tecnologia é usada para o áudio em discos BD (discos Blu-ray).

DTS 96/24

O DTS 96/24 é um formato de áudio digital comprimido que suporta o áudio de 5.1 canais e de 96 kHz/24 bits. Este formato permanece totalmente compatível com os sistemas de áudio multicanal existentes que suportam o DTS Digital Surround. Esta tecnologia é usada para DVDs de música, etc.

DTS Digital Surround

O DTS Digital Surround é um formato de áudio digital comprimido desenvolvido pela DTS, Inc., que suporta o áudio de 5.1 canais. Esta tecnologia é usada para o áudio na maioria dos discos DVD.

DTS Express

O DTS Express é um formato de áudio digital comprimido que suporta o áudio de 5.1 canais e permite uma taxa de compressão maior do que a do formato DTS Digital Surround desenvolvido pela DTS, Inc. Esta tecnologia foi desenvolvida para serviços de transmissão de áudio na internet e para o áudio secundário de discos BD (discos Blu-ray).

DTS-HD High Resolution Audio

O DTS-HD High Resolution Audio é um formato de áudio digital comprimido desenvolvido pela DTS, Inc., que suporta o áudio de 7.1 canais e de 96 kHz/24 bits. O DTS-HD High Resolution Audio permanece totalmente compatível com os sistemas de áudio multicanal existentes que suportam o DTS Digital Surround. Esta tecnologia é usada para o áudio na maioria dos discos BD (discos Blu-ray).

DTS-HD Master Audio

O DTS-HD Master Audio é um formato de áudio avançado sem perdas desenvolvido pela DTS, Inc. para oferecer uma experiência de cinema em casa com a qualidade do som de um estúdio de gravação. O DTS-HD Master Audio pode manusear até oito canais de áudio de 96 kHz/24 bits (até seis canais de 192 kHz/24 bits) simultaneamente. Esta tecnologia é usada para o áudio em discos BD (discos Blu-ray).

DTS Neo:6

O DTS Neo:6 permite a reprodução de 6 canais de fontes de 2 canais. Há dois modos disponíveis: “modo Music” para fontes de música e “modo Cinema” para fontes de filme. Esta tecnologia oferece canais discretos com largura de banda total de som surround.

DSD (Direct Stream Digital)

A tecnologia DSD (Direct Stream Digital) armazena sinais de áudio em mídia de armazenamento digital, como SACD (Super Audio CD). Os sinais são armazenados a uma taxa de amostragem de alta frequência (como 11,2 MHz). A resposta de frequência mais alta é igual ou superior a 100 kHz, com uma gama dinâmica de 120 dB. Esta tecnologia oferece melhor qualidade de áudio do que a usada em CDs.

FLAC

O FLAC é um formato de arquivo para compressão de dados de áudio sem perdas. O FLAC é inferior aos formatos de áudio comprimido com perdas na taxa de compressão, mas proporciona uma qualidade de áudio mais alta.

MP3

Um formato de áudio digital comprimido usado pela MPEG. Com tecnologias psicoacústicas, este método de compressão consegue alcançar uma alta taxa de compressão. Supostamente, ele é capaz de comprimir uma quantidade de dados em aproximadamente 1/10, mantendo um determinado nível de qualidade de áudio.

MPEG-4 AAC

Uma norma de áudio MPEG-4. Ela é usada para telefones celulares, players de áudio portáteis e serviços de transmissão de áudio na internet, porque ela permite uma alta taxa de compressão de dados ao mesmo tempo que mantém uma melhor qualidade de áudio do que MP3.

PCM (Pulse Code Modulation)

O PCM é um formato de sinais sob o qual um sinal de áudio analógico é digitalizado, gravado e transmitido. Esta tecnologia é a base de todos os outros formatos de áudio. Esta tecnologia é usada como um formato de áudio sem perdas denominado Linear PCM para áudio em uma grande variedade de mídias, incluindo CDs.

Frequência de amostragem/Bit de quantização

A frequência de amostragem e os bits de quantização indicam a quantidade de informações quando um sinal de áudio analógico é digitalizado. Estes valores são indicados como mostrado no seguintes exemplo: “48 kHz/24-bit”.

  • Frequência de amostragem
    A frequência de amostragem (o número de vezes que o sinal é amostrado por segundo) é chamada de taxa de amostragem. Se a frequência de amostragem for mais alta, a faixa de frequências que pode ser reproduzida fica mais ampla.
  • Bit de quantização
    O número de bits de quantização indica o grau de precisão ao converter o nível sonoro para um valor numérico. Se o número de bits de quantização for mais alto, a expressão do nível sonoro será mais precisa.

WAV

O formato de arquivo de áudio padrão de Windows, que define o método de gravar dados digitais obtidos pela conversão de sinais de áudio. Por padrão, o método PCM (sem compressão) é usado, mas você também pode usar outros métodos de compressão.

WMA (Windows Media Audio)

Um dos formatos de áudio digital comprimido desenvolvidos pela Microsoft Corporation. Com tecnologias psicoacústicas, este método de compressão consegue alcançar uma alta taxa de compressão. Supostamente, ele é capaz de comprimir uma quantidade de dados em aproximadamente 1/20, mantendo um determinado nível de qualidade de áudio.